«Conhecendo a Demência – Conhecendo Alzheimer»

Caros leitores,

    Mais juntos do que nunca nas circunstâncias atuais, temos que aumentar os esforços de conscientização e estigma desafiador, o apoio de cada um de vocês ajudará a tornar a demência uma prioridade neste mês de setembro. As autoridades da Alzheimer Iberoamerica (AIB), com suas 21 associações associadas da América Latina e Espanha, convidam você a apoiar o Mês Mundial de Alzheimer de 2021, unindo-se à campanha global Alzheimer’s Disease International (ADI), que este ano tem como tema: «Conheça a Demência – Conheça o Alzheimer».

    As Organizações da Sociedade Civil, organizações de solidariedade voluntária que compõem a AIB intensificam suas atividades neste mês, incentivando todos a aprender a detectar os sinais de demência, a não esquecer seus entes queridos que vivem com demência, nem aqueles que faleceram, em um contexto particular e situações mais complexas impostas pela imprevista pandemia da COVID-19 em nossas sociedades.

    A cada 3 segundos, alguém no mundo desenvolve demência, e o Dia Mundial do Alzheimer em 21 de setembro é uma oportunidade excepcional para aumentar a consciência global sobre demência, seu impacto sobre indivíduos e famílias, e o trabalho incansável que as associações estão fazendo em diferentes regiões do mundo e em suas comunidades individuais, mostrando o trabalho que estão fazendo para melhorar a vida das pessoas com demência e suas famílias, e aumentando a conscientização particular de que as pessoas com diagnóstico precoce são mais propensas a permanecerem ativas na sociedade.

    Reiteramos mais uma vez que a questão  problema da demência requer vozes autorizadas para abordar as questões envolvidas de todas as perspectivas. Não se trata apenas de fazer campanha, mas de advertir e propor medidas concretas para igualar as chances das pessoas afetadas pela doença de receberem cuidados e desfrutarem da melhor qualidade de vida possível – direitos que as pessoas com demência  e seus cuidadores têm. Saúde, idosos, deficiência, educação e meio ambiente são apenas alguns dos aspectos de uma realidade que nos obriga a fazer a pergunta: «O que ainda precisa ser feito?» Isto exige respostas concretas e desafia organizações, funcionários públicos responsáveis e potenciais aliados da sociedade civil a cumprir sua missão de cuidar da população, que é particularmente exigente quando confrontada com condições como as geradas pela COVID-19.

Agradecemos a cada um de vocês pelo apoio e colaboração com os quais contribuem positivamente para tornar a demência uma prioridade e que ela receba a devida e oportuna atenção. Em nome dos membros das autoridades da Alzheimer Iberoamerica (AIB), enviamos a vocês nossas mais calorosas saudações, 

Noemí Medina   , Setembro    2021